Exposição 1.º semestre

Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues  

✨

Exposição dos trabalhos realizados no 1.º semestre no Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues.
 

Exposição 1.º semestre

EB Alto da Peça 

✨

Exposição dos trabalhos realizados no 1.º semestre na Escola Básica Alto da Peça.
 

Exposição 1° semestre

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

Exposição dos trabalhos realizados no 1.º semestre na Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues.
 

"Pequeno Azul e Pequeno Amarelo"

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues/ JI Cesaltina Fialho Gouveia 

✨

Articulação - EB Prof.Maria Margarida Rodrigues - 3.ºAno/ JI Cesaltina Fialho Gouveia - sala 2 

✨

Os alunos da turma do 3º Ano da EB Prf.ª Maria Margarida Rodrigues deslocaram-se ao JI Cesaltina Fialho Gouveia a fim de realizarem uma atividade em articulação com as crianças da sala 2 . As crianças do JI apresentaram a história "Pequeno Azul e Pequeno Amarelo", posteriormente todos realizaram uma "experiência com cores". Todos gostaram da atividade e participaram com entusiasmo.
 
Autor do livro - Leo Lionni
 

Lengalengas e Rimas

EB Alto da Peça/ JI PMMR 

✨

Articulação - EB Alto da Peça 1.ºB / JI PMMR sala 2 

✨

Na quarta-feira passada, 24 de janeiro, os alunos da turma do 1.º B da EB Alto da Peça, deslocaram-se à escola Professora Maria Margarida Rodrigues para partilharem lengalengas com os meninos e meninas da sala 2 do Jardim de Infância, os quais brindaram os alunos do 1º B com maravilhosas rimas. Esta partilha terminou com um delicioso lanche oferecido pela sala 2.
 

Visita de estudo ao Moinho de Alcabideche

EB Alto da Peça - 3.ºB 

✨

A turma do 3.ºB - Alto da Peça foi ao Moinho de Alcabideche. Aprendemos que é o único no País ainda em funcionamento. Fizemos pão que trouxemos para o lanche. Foi uma manhã produtiva e muito divertida!
 

Exposição 1º Semestre

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

Exposição 1ºSemestre JI Fátima Campino
 

3.º Assembleia

EB Alto da Peça 

✨

Na 3.º Assembleia de Escola da EB Alto da Peça foi debatido o tema do bullying e quais os comportamentos corretos que se deve adotar!
 
 
Image

Ciências Experimentais - Vulcão em Erupção

EB Alto da Peça - 4.ºB 

✨

O 4.ºB da EB Alto da Peça, realizou, esta quarta-feira, a experiência do vulcão, no âmbito do ensino experimental das ciências.
Foi um momento de muitas aprendizagens.
 

Quem é quem?

EB Alto da Peça - 2.ºA 

✨

Estivemos a trabalhar os adjetivos e o texto descritivo. Como saber se este tipo de texto está bem organizado e com as características fundamentais? Se conseguirmos adivinhar de quem fala!
À sorte, tirámos um papelinho do jarro para sabermos quem seria o nosso amigo secreto. Tentámos ser discretos (ainda que difícil!) e descrever o nosso amigo o melhor que conseguimos. Quando apresentamos à turma, todos conseguiram adivinhar o seu amigo com sucesso. Foi muito divertido!
 

"Um bocadinho de inverno"

EB Alto da Peça/ JI PMMR 

✨

Articulação - EB Alto da Peça 4.ºB / JI PMMR sala 2 

✨

No dia 18 de janeiro os alunos do 4.ºB da EB Alto da Peça realizaram uma articulação com a sala 2 do JI Prof. Maria Margarida Rodrigues. O 4.ºB começou por contar a história: "Um bocadinho de inverno". De seguida, fizeram uma experiência: "como fazer neve?". Por fim, todos registaram a experiência.
Foi uma manhã fantástica!
 
Autor do livro: Paul Stewart
 

Dentição e os Transportes

EB Alto da Peça/ JI PMMR 

✨

Articulação - EB Alto da Peça 2.ºB / JI PMMR sala 3 

✨

De acordo com o projeto educativo do nosso Agrupamento, os alunos do 2.ºB do Alto da Peça visitaram os alunos da sala 3 do JI Prof. Maria Margarida Rodrigues para uma partilha de práticas educativas.
Os alunos do 2.ºB partilharam as suas aprendizagens sobre a dentição e os cuidados a ter com a mesma e ensinaram uma música sobre os cuidados com os dentes. Os alunos da sala 3 partilharam as suas aprendizagens sobre os meios de transporte e ensinaram uma música sobre o tema. Foi uma aula única, com um significado especial para todos.
A sala 3 do JI PMMR fez bolachinhas com as formas de alguns transportes para oferecer aos colegas do 2.º ano.
 

Horta da Escola

EB Alto da Peça - 3.ºB 

✨

Produtos recolhidos da nossa horta biológica. 
 

Torneio de Concelhio - Jogo do Mata

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 4.º Anos 

✨

Fase de apuramento para o Torneio de Concelhio - Jogo do Mata.

Os alunos dos 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, realizaram no dia 16 de janeiro, na Escola Básica Prof. Maria Margarida Rodrigues o apuramento para a fase seguinte do jogo do mata.

O Agrupamento de Escolas de Alcabideche agradece a disponibilidade do Agrupamento de Escolas de Carcavelos pela equipa de arbitragem (Tomás Cardoso, Tiago Gonçalo, Afonso Brito, Santiago silva, Maria Caetana e Miguel Garcia) supervisionada pelo Professor Jorge Janine.

Ed. Cidadania - Sustentabilidade

EB Bruno Nascimento - 3.º Ano 

✨

Construção de Cartazes " valorizamos cada gota"
Os alunos do 3º Ano, após explorarem a temática da Sustentabilidade, e estando atentos às dificuldades que o Planeta enfrenta relativamente à preservação de recursos naturais, em especial da água, decidiram fazer cartazes de sensibilização que têm como objetivo incentivar práticas conscientes para preservar este precioso recurso:
Afixaram os cartazes nas Instalações Sanitárias, para que todos os alunos e adultos  se lembrem de algumas regras básicas de utilização consciente deste bem essencial.
Pequenas ações fazem grandes diferenças!
 

Aprendendo as medidas de comprimento

EB Bruno Nascimento - 3.º Ano 

✨

Aprendendo as medidas de comprimento: dos passos aos metros.
Os alunos do 3º ano foram mestres da medição.
Munidos de fitas métricas construídas em sala de aula e "sapatos de diversos tamanhos", eles descobriram que  a matemática pode ser divertida.
Medir com passos transformou-se numa caminhada engraçada, onde cada aluno mostrou os seus passos "mega metros" e "micro metros".
 
Concluíram que, embora medir com passos seja possível, a precisão dos metros é o verdadeiro passo para entender o mundo das medidas.
 
Quem diria que  aprender matemática poderia ser tão divertido?
 

Cantar das janeiras

Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

O JI PMMR, foi cantar os Reis/ janeiras ao 1.º ciclo.
 
Houve também um lanche real entre as salas do JI.
 
Image

Meios de Transporte

EB Alto da Peça - 2.ºA 

✨

Com o apoio das famílias, os alunos construiram vários meios de transporte com materiais recicláveis (no âmbito do projeto "Instituições e serviços"). Ficaram muito originais e criativos!
 

Ciências Experimentais II

EB Alto da Peça - 2.ºB 

✨

Aula de Ciências Experimentais com o Prof. Fernando.
Observação das células da cebola ao microscópio.
 

Abre com muito Cuidado

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 1.º Ano 

✨

A turma do 1. °Ano da EB Prof. Maria Margarida Rodrigues explorou em contexto sala de aula o livro "Abre com muito Cuidado ", no âmbito do projeto "Escola a Ler". Com a colaboração dos encarregados de educação realizaram diferentes e magníficos crocodilos 
 Estão espetaculares!
 
Autor: Nicola O'Byrne
 
Image

Tradições dos Reis

EB Alto da Peça - JI Prof. Maria Margarida Rodrigues sala 1 

✨

A turma do 3.ºB da EB Alto da Peça deslocou-se à EB Professora Maria Margarida Rodrigues onde articulou com a sala 1 do pré escolar.
Realizaram uma troca de experiências, das tradições dos Reis, canções, lenda do bolo rei e troca de lembranças.
 

Cantar as Janeiras

EB Alto da Peça 

✨

E assim se cumpriu a tradição, os alunos da EB do Alto da Peça, cantaram as Janeiras à Direção do Agrupamento de Escolas de Alcabideche e demais equipa educativa.
 

"Yuki,o robô com coração"

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 3.ºAno 

✨

A turma do 3.°Ano da EB Prof. Maria Margarida Rodrigues trabalhou na sala de aula o livro "Yuki, o robô com coração", no âmbito do projeto "Escola a ler". Em casa, com a colaboração dos encarregados de educação foram criados estes robôs de vários tamanhos e utilizados vários tipos de materiais. Obrigada a todos, são uns artistas!
 
Image

Preparação "Dia dos Reis"

EB Alto da Peça - 2.ºB 

✨

Os preparativos para o dia dos Reis.

 

.

 

Cantar "As Janeiras"

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

O jardim de infância Fátima Campino saiu à rua para cantar as janeiras, confecionou umas bolachinhas coloridas e uns bolinhos fictícios. Bom Fim de semana!
 
Image

Jogo Barulhento!!

EB Bruno Nascimento - 1.º Ano 

✨

Para iniciar este novo ano e relembrar o que aprendemos antes das férias de Natal, a turma do 1º ano da EB Bruno Nascimento, fez um jogo muito divertido e barulhento! Estiveram a estourar balões para descobrir a palavra escondida! Rebentaram balões, leram as palavras e ainda as registaram no seu caderno fazendo a sua ilustração! 
Foi uma bela forma de retomarmos as aulas!

 
Image

Visita Mistério II

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Ano 

✨

Projeto Visita Mistério- 2.º Ano 
E.B. Prof, Maria Margarida Rodrigues
 

Trabalhos de Natal

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 1.ºAno 

✨

A turma do 1.º ano da EB Professora Maria Margarida Rodrigues realizou vários trabalhos de Natal para decorar a sala e, ainda contou com a ajuda dos E. Educação na realização de vários trabalhos em casa para espalhar o espírito natalício.
 
Image

Teatro de Natal

EB Prof. maria Margarida Rodrigues -2.º Ano 

✨

Peça de Natal “O Pai Natal não recebe prendas”, apresentado aos alunos do 2.º Ano com a participação dos Encarregados de educação e da professora.
 

Atividades de Natal

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

E assim encerramos o último dia de aulas, com algumas atividades em parceria com os pais.
 

Motricidade Fina

EB Bruno Nascimento - 1.ºAno 

✨

O 1º ano da EB Bruno Nascimento esteve a escrever letras e palavras com plasticina, praticando assim a motricidade fina e consolidando as aprendizagens. No fim aproveitaram e fizeram exploração livre. Divertiram-se muito!
 

Letra L

EB Bruno Nascimento - 1.º Ano 

✨

Os alunos do 1º ano da EB Bruno Nascimento estão a aprender a letra L e estão muito entusiasmados! Descobriram esta letra através de um jogo em que num saco existiam vários objetos previamente selecionados pela professora: laranja, laços, lanterna, luvas e livros. Ao retirarem e nomearem os objetos, os alunos conseguiram fazer a discriminação fonológica do som L. Depois ouviram uma história alusiva à letra e fizeram uma lista de palavras, por fim, praticaram o grafismo desta letra de uma forma ativa tornando esta aprendizagem significativa.
 

Não abras este livro, nem no Natal

Jardim de Infância Fátima Campino ✨

 Hoje recebemos a visita da mãe de duas crianças da nossa escola. 
Trouxe-nos a apresentação da história "Não abras este livro, nem no Natal" , foi muito divertido, gostámos muito. Agradecemos a sua presença e os saquinhos que nos ofereceu. Aproveitamos para desejar a todas a Famílias um Excelente Natal.
 
Image

Corta-Mato - Concelhio

Agrupamento de Escolas de Alcabideche 

✨

No dia 13 de dezembro, realizou-se o Corta-Mato Concelhio Escolar, no Hipódromo da Quinta da Marinha e como não podia faltar o Agrupamento de Escolas de Alcabideche esteve muito bem representado.
 

Jornal da Escola - Alto da Peça

EB Alto da Peça - 2.º Anos 

✨

Com o apoio das Viagens À lá c'Arte, demos início ao nosso jornal da escola. Já analisamos jornais digitais, compreendemos a organização dos mesmos, entrevistámos uma mãe jornalista do 2.ºB e iniciamos a escrita das nossas primeiras notícias. Fiquem atentos!!
 

Tempo de Estudo Autónomo (TEA)

EB Alto da Peça - 2.ºA 

✨

O TEA tem-se tornado num momento de treino, apoio e superação de dificuldades, mas também de responsabilidade e autonomia, respeitando o ritmo de cada um.
 
 

Ciências Experimentais

EB Alto da Peça - 2.ºB 

✨

Os alunos do 2.ºB, no projeto de Ciências Experimentais realizada pelo Prof. Fernando tiveram a oportunidade de comparar amostras, que foram observadas com lupa e microscópio.
 
 

Teatro Natal

Jardim Infância Fátima Campino 

✨

O Jardim de infância Fátima Campino, recebeu esta manhã a peça de teatro "Histórias da Mãe Natal" , da Magoland.
Foi muito divertido.
 
Image

Horta pedagógica!

EB Bruno Nascimento 

✨

Explorando a magia da terra na nossa horta pedagógica!
Na nossa jornada educativa, mergulhamos nas maravilhas do cultivo da Terra. O processo envolve mais do que simplesmente plantar; é uma lição valiosa sobre respeito pela natureza e conexão com o ciclo da vida. Ao trabalhar a terra e plantar, neste caso batatas, os nossos alunos aprendem sobre o papel vital do solo.
 Cavar, adubar e regar - Cuidar - tornam-se rituais que nutrem não apenas as plantas, mas também a  aprendizagem ativa da importância do cuidado com o ambiente.
A nossa horta pedagógica é um laboratório vivo, onde conceitos como sustentabilidade, responsabilidade ambiental e resiliência são cultivados junto com as plantas.
 

Instituições e Serviços

EB Alto da Peça e EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Anos 

✨

 Visita de estudo pedonal, no âmbito do projeto de Estudo do Meio - Instituições e Serviços (Complexo Desportivo de Alcabideche, Correios, Igreja, Centro de Saúde, Bombeiros e Junta de Freguesia).
 

Natal

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 3.ºAno 

✨

O Natal já chegou à sala do 3.° Ano da EB Prof. Maria Margarida Rodrigues. As botinhas já estão na chaminé prontinhas para receber umas prendinhas!

.

 
Image

Ginasticar na Escola

EB Ato da Peça - 2.º Anos 

✨

No dia 28 de novembro, foi dia de Ginasticar na Escola Básica Alto da Peça. Participação das turmas de 2.º ano.
 
 

A letra P com elementos da Natureza

EB Malangatana - 1.º Ano 

✨

Os alunos do primeiro ano decoraram a letra P com elementos da Natureza encontrados no espaço exterior, foi uma atividade divertida na qual os alunos evidenciaram muita criatividade e espírito de entreajuda.
 

Fases de vida

EB Prof. Maria margarida Rodrigues - 1.º Ano 

✨

A turma do 1.º Ano, da EB Prof. • Maria Margarida Rodrigues, recebeu na sua sala a Encarregada.de Educação., Mafalda, para desenvolver uma atividade sobre as diferentes fases de vida. Os alunos estiveram bastante atentos e participativos.
 
Image

Contadora de histórias

EB Prof. maria Margarida Rodrigues - 1.º e 3.º Anos 

✨

 A EB Professora Maria Margarida Rodrigues recebeu hoje a contadora de histórias, Ana Martins. Os alunos das turmas 1.º e 3.º anos adoraram as histórias que escutaram e participaram com muito entusiasmo.

Contadora de histórias

EB Bruno Nascimento - 1.º e 2.º Anos 

✨

No dia 28 de Novembro, tivemos a visita da contadora de histórias, Ana Sofia Martins, que animou a manhã das turmas do 1° e 2° anos.
 

Semana da Alimentação

EB Malangatana 

✨

A semana da Alimentação na EB Malangatana.
 

Ciências Experimentais

Partes constituintes da semente

EB Alto da Peça - 4.ºA 

✨

Observação das partes constituintes da semente.
 

Robô Voador - Dia Nacional do Pijama

EB Alto da Peça - 2.º A - Jardim de Infância - Sala 1 

✨

O Robô Voador do dia Nacional do Pijama tem dado "pano para mangas". Cada um criou o seu robô e deu-lhe um nome (um número de acordo com as peças MAB que utilizaram); escreveram o texto descritivo sobre o seu robô e perceberam que, se o texto não estiver bem descrito, é difícil imaginarmos. Para provar essa teoria, fizemos a experiência contrária: recebemos um texto todo "baralhado", ordenámo-lo e, depois, tentámos desenhar com a informação dada. Ainda andámos à caça dos famosos adjetivos.
 
Para completar este dia fomos ao teatro! Tivemos a sorte de receber um convite tão especial da sala 1 e, todos juntos, ouvimos a história do "Robô Voador"

Escola a Ler

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

Projeto Escola a Ler 
A Sinfonia dos Animais 
2.ºAno 
EB Prof. Maria Margarida Rodrigues.
 

Dia Nacional do Pijama

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Ano 

✨

Dia Nacional do Pijama
2.º Ano- EB Prof. Maria Margarida Rodrigues
 

Dia do Pijama

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

A dança do hino da missão pijama feito como forma de comemoração do dia da missão pijama.
 

Corta-mato

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

O corta-mato realizado na escola Prof. Maria Margarida Rodrigues.
 
Música: Ikson-Paradise
 

Exploração Cuisenaire

EB Bruno Nascimento - 1.º Ano 

✨

A turma do 1.º ano da EB Bruno Nascimento ao longo deste tempo tem explorado material didático Cuisenaire para tirar o melhor partido dele!
Temos descoberto quantas unidades vale cada peça associando o respetivo algarismo e feito um jogo muito divertido, o jogo dos Comboios e Carruagens! 
Este é um jogo em que temos de descobrir as diferentes carruagens que cada comboio pode ter! Por exemplo, o comboio encarnado vale duas unidades, por isso, pode ter duas carruagens que valem um cada uma. Assim, temos aprendido a decompor alguns números de uma forma muito divertida!
No fim, manipulámos livremente as peças e construímos imagens muito giras!
 

Corta-mato

EB Alto da Peça 

✨

Esta atividade teve como principal objetivo proporcionar a todos os alunos vivências desportivas, hábitos de vida saudável, com vista a desenvolver um elo de ligação entre estes alunos e o desporto escolar, bem como uma articulação lúdica e não competitiva.
Foi uma manhã desportiva muito divertida para todos os alunos e professores.

Parabéns a todos os participantes.
 

Corta-mato

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Ano 

✨

Resultados da participação da turma do 2.º ano, no corta-mato realizado na Escola Básica Professora Maria Margarida Rodrigues, dia 14 de novembro.
Muitos Parabéns!!
 
Image

Música Clássica

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Ano 

✨

A presença da música clássica na vida das crianças contribui significativamente para o desenvolvimento da perceção musical, além de otimizar a concentração e o desenvolvimento cognitivo.
A recetividade por parte dos alunos do segundo ano foi de tal modo positiva que se tornou rapidamente num ritual prazeroso no decorrer de várias atividades. 
 

Museu do Dinheiro

EB Alto da Peça - 4.ºA 

✨

No dia 8 de novembro a turma do 4.º A realizou uma visita de estudo ao Museu do Dinheiro. Foram piratas, encontraram tesouros, personalizaram uma nota com o rosto deles e saíram mais ricos em conhecimentos!
 

São Martinho

EB Alto da Peça 

✨

No dia 10 de novembro, foi dia de São Martinho no Alto da Peça.
As castanhas assadas com sal, saltitam e crepitam!
estavam deliciosas!
 
 

São Martinho

EB/JI Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

Comemoração do S.Martinho e 2* festival de outono em conjunto com o Jardim de Infância , na EB Prof Maria Margarida Rodrigues.
 

Halloween

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 4.º Ano 

✨

Comemoração do Halloween na EB Prof. MMRodrigues
 

São Martinho

EB Bruno nascimento - JI FátimaCampino 

✨

No âmbito da comemoração do São Martinho, o jardim de infância Fátima Campino juntou-se à EB Bruno Nascimento, numa manhã muito animada. A sala 1 apresentou um teatro sobre a lenda de São Martinho e a sala 2 cantou uma música. Também os alunos do primeiro ciclo cantaram algumas músicas para os colegas do JI. Para homenagear a tradição em algumas zonas de Portugal de saltar a fogueira, também nós saltamos e foi muito divertido! Ainda houve tempo para umas castanhas assadas bem quentinhas e deliciosas! Obrigada a todos os que tornaram esta manhã inesquecível!
 

Seleção de Futebol Feminino SUB-16

EB Alto da Peça 

✨

No dia 8 de novembro recebemos a visita da seleção de futebol feminino de sub-16. Foi um momento de muita alegria, onde foi possível interagir com as jogadoras e a equipa técnica.
Obrigado pela visita e pela partilha!!
 

Halloween - Lanche Assustador

Jardim de Infância Prof.Maria Margarida Rodrigues 

✨

O lanche assustador realizado no Jardim de Infância P.M.M.Rodrigues. 
 

Ciências Experimentais - Flutua?!

EB Alto da Peça - 2.ºA 

✨

As principais descobertas feitas pelas crianças pretende-se com a manipulação de objetos e as suas funcionalidades. O facto de flutuar, ou não, é uma das primeiras classificações científicas. É importante que as crianças reconheçam os fatores que influênciam o comportamento de determinados materiais quando mergulhados em água. O 2.ºA teve a oportunidade de realizar uma aula de ciências experimentais sobre a temática exposta.

 

Museu do Dinheiro

EB Alto da Peça - 4.ºB  

✨

No dia 8 de novembro foi dia do 4.º B fazer uma visita ao Museu do Dinheiro. Foi uma visita muito animada e com muitas aprendizagens!

?

.

 

Elementos da Natureza - Outono

EB Bruno Nascimento - 1.º Ano 

✨

A turma do 1º ano realizou uma aula ao ar livre onde observou os diversos elementos da natureza e os relacionou com as caraterísticas da estação do ano em que nos encontramos, o Outono. 
Os alunos exploraram o espaço observando os diversos elementos com uma lupa e recolhendo-os: folhas, paus, cogumelos, bichos-da-conta, etc.
Já na sala de aula, fizeram a observação do bicho-da-conta e descobriram quantas patas e antenas ele tem. Separaram os diversos elementos por categorias (tamanho, cor, espessura e forma) formando grupos, associando os algarismos e o símbolo de maior, menor ou igual. 
Por fim, em Educação Artística fizeram o decalque das folhas com lápis de cera das cores de outono.
 
Foi uma atividade muito divertida!
 

Oficina da matemática

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.º Ano 

✨

Oficina da matemática 

A brincar também se aprende matemática. 
 

Paul Klee - Viajar com arte

EB Bruno Nascimento - Ludobiblioteca 

✨

O nosso 4 ano, no âmbito do viajar com arte, iniciou uma viagem pela vida e obras de arte do artista Paul Klee. Recriaram algumas obras para depois poderem eles criarem a sua arte inspirados pelo artista.

 

Jogos e Movimentos

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

No dia 7 de Novembro, no JI Fátima Campino, iniciámos a atividade de Jogos e Movimentos com o professor Tomás.
Gostámos muito!!
 
Image

Halloween

EB Alto da Peça 3.ºA - Jardim de InfânciaI Sala 2 

✨

Articulação J.I sala 2 e a turma 3.ºA da E.B. Alto da Peça- Para festejar o Halloween e o Dia do Pão por Deus.
Os alunos confecionaram dedos de bruxa, colocaram em saquinhos e escreveram quadras do Dia do Pão por Deus.
 

Happy Halloween!

Agrupamento Escolas de Alcabideche - 3.º e 4.ºAnos 

✨

Happy Halloween! Aqui estão os trabalhos realizados nas aulas de Inglês!
 

Halloween

Jardim de Infância Fátima Campino  

✨

O Halloween no Jardim de infância Fátima Campino foi muito divertido. A sala 1 recebeu a mãe Andreia, que nos contou uma história com sombras chinesas. Tivemos também um desfile em conjunto com a sala 2. Estávamos todos assustadoramente lindos.
 
Image

Halloween

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.ºAno 

✨

E foi assim que o segundo ano da Escola Básica Maria Margarida Rodrigues viveu o Halloween. Felizes e muito, muito divertidos! 
Um especial agradecimento a todas as mães, que simpaticamente prepararam a surpresa, enfeitaram magistralmente a nossa sala, confecionaram um magnífico lanche para todas as crianças e ainda conseguiram arranjar ânimo para se mascararem, dinamizar experiências  e contarem histórias alusivas a esta data. 
 
É muito gratificante quando a escola e a família se unem e trabalham em uníssono para um bem comum: o desenvolvimento harmonioso das crianças.
 

Halloween

EB Bruno Nascimento 

✨

No âmbito do Halloween, os alunos foram ao cinema ver um filme temático com direito a bilhete e a pipocas.
Obrigada Rita Cabral pela iniciativa que agradou a todos, miúdos e graúdos! 

?

?

.

 

Halloween

EB Alto da Peça - 2.ºB 

✨

Halloween do 2.ºB com direito a cinema e festa. 
 

Dança criativa

EB Alto da Peça - 3.ºA - Ludobiblioteca 

✨

Articulação da turma 3ºA  da EB Alto da Peça com a Ludobiblioteca
Dança criativa interpretando as seguintes obras: 
Paula Rego "Um anjo"; "Avestruzes bailarinas" e "Dar forma ao medo"
Louise Bourgeois "Maman"
Vermeer "A rapariga com brinco de pérola"
 

Dança criativa

EB Alto da Peça - Ludobiblioteca 

✨

O nosso corpo também comunica!
Através da Dança criativa exploramos o nosso corpo, emoções, expressividade e criatividade. 
 
Então o que sente o meu corpo quando experiência uma emoção? 
 
Observámos algumas obras de arte, conhecemos um pouco mais sobre elas e através do movimento contámos a sua história e as emoções que elas contêm.
 

Matemática a Brincar

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.ºAno 

✨

Matemática a Brincar 
2.ºAno- EB Maria Margarida Rodrigues
 

Ciências Experimentais

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.ºAno 

✨

Projeto Ciências Experimentais 
2.ºAno- EB Maria Margarida Rodrigues 
 

Visita Mistério

EB Prof. Maria Margarida Rodrigues - 2.ºAno 

✨

Projeto “Visita Mistério” com a participação dos pais na dinamização de atividades lúdicas que promovam a aprendizagem.
 
Image

Quinzena da saúde e da alimentação

EB Alto da Peça - 3.ºA e 3.ºB 

✨

Trabalhos realizados no âmbito da quinzena da saúde e da alimentação pelos alunos do 3ºano turmas A e B da EB. Alto da Peça.
 

Memórias fotográficas das férias

EB Alto da Peça - 3.ºA e 3.ºB 

✨

Trabalhos realizados no início do ano sobre as memórias fotográficas das férias e da história "A árvore que fala da vida"
 
Image
Image

Robótica- Pensamento Computacional

EB Prof. maria margarida Rodrigues - 2.ºAno 

✨

Robótica- Pensamento Computacional 
2 Ano- Escola Básica Maria Margarida Rodrigues 
 

A raposa e as sardinhas

EB Malangatana - 1.ºAno 

✨

 
Contar histórias constitui um recurso privilegiado que os professores utilizam para potenciar, nos seus alunos,  o mundo imaginário e o gosto pelos livros.
Desta vez a história não tinha ilustrações, pois era um dos contos mais antigos da nossa cultura tradicional e popular e que nos chegou através da tradição oral. 
Os alunos decidiram ilustrar a história "A raposa e as sardinhas" e apresentaram este conto tão bonito à turma do Jardim de Infância.
O resultado desta atividade foi muito positivo!
 

Aula no exterior - Caça à letrinha i

EB Malangatana - 1.ºAno 

✨

As letrinhas marotas esconderam-se pelos locais mais improváveis da nossa escola!
Com união e o esforço do  trabalho em equipa conseguimos fazer uma boa caça.
"Aprendemos melhor quando somos felizes!"
 

Notícias da Turma - letra i

EB Malangatana - 1.ºAno 

✨

A turma do primeiro ano aprendeu a sua primeira letrinha com uma história que apela ao valor da amizade "A ilha do tesouro".
Todos percebemos que ganhar um amigo é um grande tesouro que temos de saber preservar...felizes e muito entusiasmados os alunos continuam a sua viagem pelo mundo fascinante da aprendizagem.
 
Image

Letrinhas e os Algarismos

EB Malangatana - 1.ºAno 

✨

Os alunos do primeiro ano treinaram as letrinhas e os algarismos em cima de massa colorida.
Perceberam que o nosso dedo indicador é um excelente lápis e que a escrita pode ser muito divertida!
 

Iniciação à equitação

EB Alto da Peça - 3.ºA 

✨

Iniciação à equitação do 3.ºA do Alto da Peça. 
 

Ciências Experimentais

EB Bruno nascimento - 2.ºAno 

✨

Flutua ou não flutua, eis a questão!

Aula de Ciências Experimentais com a dinamização do Professor Fernando Martins.

?

 

Matemática - Gráfico de pontos

EB Bruno Nascimento - 2.ºAno 

✨

Os alunos do 2°ano responderam ao inquérito “O meu desporto preferido”, representaram-no num círculo e montaram o gráfico de pontos. 
Realizou-se a contagem, a análise dos resultados obtidos e a avaliação da atividade que ganhou uma estrela azul!
 

Tecidos aos montes...

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Representar diferentes obras através de restos de tecidos, pode ser uma excelente técnica!! Só tens que sobrepor, criar algum relevo, dar alguma perspetiva e ter bom olho
 (nos detalhes).
Usa-te dos restos para criar Arte!!
 

Dia da alimentação

EB/ JI Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

Na passada segunda feira , Dia da Alimentação , convidamos os Pais  para partilhar um lanche . 
Os meninos do Jardim Infantil e do Primeiro Ciclo amassaram e fizeram os pãezinhos que estavam uma delicia !!
 

Visita à Ludoteca

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

O Jardim Fátima Campino já iniciou as visitas à Ludoteca. 
É super divertido quando lá vamos pois fazemos muitas atividades.
Somos sempre bem recebidos.
 
Image

Brinquedo Novo no Exterior

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

O Jardim de Infância Fátima Campino tem agora um novo brinquedo no exterior.
As crianças estão super animadas e entusiasmadas com o escorrega e estão a adorar brincar nele.
 
Image

Nabo Gigante

Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

Articulação com a família.

Os pais vieram contar a história do Nabo Gigante ao JI PMMR.

?

 

Mercado Saudável

EB Alto da Peça 

✨

No dia 18 de outubro, foi dia de muita atividade e animação, foi dia do "Mercado Saudável" realizado na EB Alto da Peça, aberto a toda a comunidade educativa.
Agradecemos a dedicação e o esforço de todos os que participaram na realização desta atividade, o nosso muito obrigado!!
 

Boa Jogada

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Ensino especializado 

✨

Queres jogar?? Então procura o teu nome, descobre quantas vezes aparece e diz-me a tua cor.

 

Boa jogada

?

 

Dia Mundial do Animal

Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

No dia Mundial do Animal, o Kiko veio fazermos uma visita surpresa

?

 

Image

Horta

Jardim de Infância Prof. Maria Margarida Rodrigues 

✨

O JI Prof Maria Margarida Rodrigues reiniciou o cultivo da horta.
 

Dia da Alimentação e da Saúde

EB Bruno Nascimento 

✨

A Escola Bruno Nascimento comemorou a semana da Alimentação e Saúde com um circuito de 4 estações: 
1.  "A surpresa de Handa"
2. Corpo em movimento
3. Arte de ser saudável
4. Cozinh'Arte
Sempre atentos à nossa saúde estiveram os bombeiros de Alcabideche que nos fizeram uma visita, numa das suas ambulâncias, e nos deixaram experimentar tudinho!!! Obrigada ao pai e bombeiro Tiago e aos seus dois colegas, Daniel e Bruno.
O professor Fernando Martins também nos veio visitar e levou-nos numa viagem incrível: A viagem da sementinha!
Obrigado a todos!
 

Dia do Animal

EB Bruno Nascimento - 4.ªAno 

✨

Trabalhos construídos no dia do animal.
Apresentação do animal à turma, através de fotografia via email.
Construção do animal.
Escrita no computador de um poema.
Partilha dos trabalhos.
 

O significado de Arte

EB Bruno Nascimento 4.ºAno/ Ludobiblioteca 

✨

Aula de articulação com a Ludobiblioteca sobre o significado de Arte.
Os alunos refletiram sobre o que significa para cada um a palavra: Arte.
Foi construído um cartaz com essas reflexões e depois em aula trabalhámos um jogo e em grupos, com a classificação dessas palavras.
 

Aula ao ar livre

EB Bruno Nascimento - 4.ºAno 

✨

Aula no exterior: caça às operações com algoritmo 
Em grupos fomos para o exterior procurar e resolver algoritmos.
Depois em sala de aula analisámos as dificuldades manifestadas.
Usamos pela primeira vez a nossa prancheta! 
 

Dia Mundial da Alimentação

Jardim de Infância Fátima Campino 

✨

O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado no nosso jardim de infância de forma muito divertida. A Sala 1 fez marmelada com os marmelos trazidos por um colega e em conjunto com a sala 2, fizemos salada de fruta que comemos ao almoço.
 
Image

O poder do olhar

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Articulação - Viajar com Arte 

✨

"És pintora? Perguntei 
Na verdade,, gosto de pensar em mim como uma pessoa que repara. - Respondeu-me ."
 
Reparar é esse o poder do olhar. Começámos assim por questionar - O que é a Arte? Tudo é considerado Arte?
Entre objetos observados do passado e ideias do futuro foi possível abrir caminho para novas interpretações do que é Arte! 
 

Onomatopeias

EB Alto da Peça - 4.ºA 

✨

No seguimento da atividade das Viagens à lá c'Arte, os alunos realizaram a sequência da pauta com onomatopeias.
 

Viagem à lá C'arte - musical à volta da circunferência.

EB Alto da Peça - 4.ºA 

✨

Atividade realizada pela equipa das Viagens à lá c'arte "Viagem musical à volta da circunferência".
 

Domínio da Matemática

EB Bruno Nascimento - 1.ºAno 

✨

Esta semana relativamente ao domínio da Matemática estivemos a explorar os algarismos até 10 a partir de diferentes representações com materiais estruturados. 
Em sala de aula havia quatro estações com jogos em que os alunos faziam contagens,  associação quantidade/algarismo, treinavam o grafismo dos números, formavam conjuntos trabalhando a noção de maior, menor e igual, a noção da ordem numérica e algarismo sucessor e antecessor, entre outros.
 

Viagem à lá C'arte na Geometria - Circunferência, raio e diâmetro

EB Alto da Peça - 4.ºB 

✨

A turma do 4.ªB fez uma viagem à lá C'arte na geometria para explorar conceitos como circunferência, raio é diâmetro. Foi uma viagem muito dinâmica e com muitas aprendizagens.
 

Horta da Escola

EB Alto da Peça - 4.ºA 

✨

A turma do 4.ºA foi plantar couves, alfaces e espinafres no seu canteiro da horta. 
 

Livro folhas de louro

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Juntar as palavras à Natureza é a ligação certa

✨

.

 

Folha de louro é uma folha aromática que tem muitos benefícios, um deles é transformar-se em pequenos livros

?

com cheirinho!

 

Horta da Escola

EB Alto da peça - 4.ºB 

✨

Na passada terça-feira, 3 de outubro, foi dia da turma do 4.ºB ir à horta plantar couves e alfaces. Foi muito divertido!
 

Dia do Animal

EB Bruno Nascimento - 3.ºAno 

✨

Na sequência do Dia do Animal ?, realizámos uma atividade na turma do 3º Ano da escola Bruno Nascimento, com a colaboração da Mãe da aluna Cláudia Neto, que trouxe o seu animal de estimação - o Coelho Quico. ??

 

Estado líquido, estado sólido

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Ensino especializado

✨

Recorrer à simplicidade dos materiais nem sempre é sinónimo de facilidade!

 

Para estes alunos muito ORIGINAIS

?

, por vezes a dificuldade reside nas propostas mais fáceis!!

 

Surpresa é

?

, quando nos surpreendemos com uma eficácia tremenda na execução das tarefas. GRANDES artistas

?

?

?

 

Dia do Animal

JI Fátima Campino - Sala 1 

✨

Hoje para assinalar o Dia do Animal, recebemos na nossa sala a visita do Tambor, um coelhinho muito simpático. Agradecemos à nossa amiga por o ter trazido. Gostámos muito!
 
Image

"O Curioso"

EB Alto da Peça - 3.ºA e 3.ºB 

✨

Os alunos das turmas do terceiro ano do Alto da Peça iniciaram um novo projeto "O Curioso".
Um folheto cheio de curiosidades e passatempos. É mensal e é distribuído a todos os alunos em formato de papel.
 
Os alunos foram cantar e ensinar a canção do Outono a todas as turmas do Alto da Peça. Foi uma alegria!!
 

Horta da Escola

EB Alto da Peça - 3.ºA e 3.ºB 

✨

No dia 03 de outubro foi dia de plantar Couves, alfaces, espinafres e coentros na horta da escola. Agora é regar e tratar.
Foi muito divertido!!
 

Metamorfose do tom

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

O OUTONO está aí... vamos dizer adeus através da metamorfose do tom

?

?

?

...

 

*Os livros saco são ótimos para transportar a nossa recolha

?

...

As cores de Outono

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Ensino especializado

✨

As cores do OUTONO

?

?

 

Recolher por aí, associar os tons das folhas às tintas e sentir a textura através do toque... momentos sensoriais

✨

⭐

 

Outono

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Agulhas e linhas

?

?

 

?

Queremos atrasar o outono

?

?

... não deixes cair as folhas

?

?

...

 

O Ladrão de Folhas

EB Alto da Peça - 2.ºA 

✨

O Outono chegou à turma do 2.⁰A !

Depois de descobrirmos várias informações na história que a H. nos leu, pusemos mãos à obra (literalmente!)

?

?

?

?

 

O Outono

JI Fátima Campino - Sala 1 

✨

O outono chegou à nossa sala. Estivemos a fazer conjuntos com as folhas secas que apanhamos na natureza.
 
Image

O Muro

EB Alto da Peça - 2º.B 

✨

A turma do 2º.B começou o ano, a explorar a história "O Muro" e com isso aprendizagens coloridas.
 

1º Assembleia de Escola Alto da Peça

EB Alto da Peça 

✨

No dia 27 de setembro, realizou-se a primeira Assembleia de Escola na E. B. Alto da Peça que começou com um debate sobre a sustentabilidade. Seguiu-se a eleição do Presidente e do Vice-presidente da Assembleia de Escola. Durante duas semanas os quatro candidatos fizeram uma campanha eleitoral muito animada com direito a sondagens que só foram expostas no fim das votações.
O Francisco Silva do 4ºA foi o vencedor, tendo sido eleito Presidente e a Mariana do 4ºB ficou em 2.º lugar como Vice-presidente.

Parabéns a todos os candidatos.
 

Salas sensoriais "improvisadas"

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Ensino especializado

✨

São espaços que possuem diferentes ambientes, proporcionando a calma necessária para a prática de uma atividade.

Os sentidos ficam despertos e a interação torna-se uma maior possibilidade.

... há sempre como fazer acontecer

⭐

!

 

Construir jogos e brinquedos

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Colaboração

✨

✨

Construir jogos e brinquedos para os alunos do ensino especializado

?

?

?

.

Uma missão tão nobre que enriqueceu todas as partes

?

!!

 

Competências Sociais

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

Unidade especializada

Têm sido uns dias incríveis

?

...

Competências sociais:

  • ☀️

    pôr a mesa, organização mental, agrupar, contar, representar ações, divertir;

  • ☀️

    encaixar, identificar cores, motricidade fina, associar;

  • ☀️

    contemplar, descobrir o que há aqui, brincar, mexer na terra, entrar e sair da cabana, tocar na água...

    Dias felizes

    ✨

    ✨

    ✨

    ✨

    ✨

Início do ano letivo

EB Malangatana/ Ludobiblioteca 

✨

História: O MURO
Começar o início do ano letivo com a melhor mensagem possível

?

?

.

"Construímos muitos muros e não pontes suficientes"
 
E... como gostamos de "levar à letra" a questão, assim foi

?

.

 

Endereço: Pct. Dr. António Gonçalves Amaral 75A,
2645-130 Alcabideche
  

Telefone: 21 460 8130
Email: eb.altodapeca@escolas.min-edu.pt

Todos os direitos reservados © 2022. AEAlcabideche