História

O Agrupamento de Escolas de Alcabideche, criado em 26 de agosto de 2003, pertence ao concelho de Cascais, freguesia de Alcabideche.

Em setembro de 2019, este Agrupamento mudou de tipologia e passou a ser um Agrupamento Horizontal, até à data tinha sido Agrupamento Vertical com turmas até ao 3º Ciclo do Ensino Básico.

A Freguesia de Alcabideche localiza-se a Norte do concelho de Cascais e confronta a Norte com a Serra de Sintra, a Oeste com o Oceano Atlântico, a Sul com as freguesias de Cascais e do Estoril e a Este com a freguesia de São Domingos de Rana.

O logotipo do Agrupamento está associado ao moinho.

“A maior concentração de moinhos de vento no concelho situa-se nesta freguesia. (…) A sedentarização da população e o início das atividades agrícolas, com a consequente utilização de cereais na alimentação, levou à criação de diferentes engenhos de moagem.”

(site https://www.jf-alcabideche.pt/index.php/autarquia/historial)

Trata-se da maior freguesia do concelho em termos de área territorial, com 39,8 Km2.

 historia

As localidades abrangidas pelas escolas do agrupamento são: Alcabideche, Alcoitão, Adroana, Atrozela e Cabreiro.

A população escolar tem origens muito diversificadas: os naturais, os provenientes de outras freguesias por motivo de realojamento em bairros camarários e os de outras regiões do país. Existe ainda uma faixa de alunos de origem estrangeira e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O Agrupamento integra ainda as populações escolares flutuantes do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão e do Estabelecimento Prisional do Linhó.

No momento atual (setembro de 2021) o Agrupamento conta com um total de 625 alunos distribuídos por 9 turmas de pré-escolar e 20 turmas de 1º Ciclo.

A sede do Agrupamento é na Escola Básica Alto da Peça.

Endereço: Pct. Dr. António Gonçalves Amaral 75A,
2645-130 Alcabideche
  

Telefone: 21 460 8130
Email: eb.altodapeca@escolas.min-edu.pt
Todos os direitos reservados © 2021. AEAlcabideche